CONTÁBIL LAGO AZUL

BLOG

out
2
Sem categoria

Direito e Contabilidade: qual a relação entre essas áreas

Quando falamos na relação entre essas áreas, a primeira questão que vem em mente refere-se à relevância do Direito Tributário, do Direito Empresarial, do Direito Penal, de Família entre outros. O primeiro deles devido ao fato da forma dos tributos interferirem nas pessoas físicas e jurídicas. O segundo deles faz menção ao regimento das empresas, estando a contabilidade inserida nesse contexto. O Direito Penal abarca sanções pelos ilícitos que podem envolver  fraudes contábeis. Por fim, o Direito de Família também requer os demonstrativos contábeis para questões de partilha de bens. Em suma, independente do tipo de Direito, a Contabilidade estará atrelada de alguma maneira. 

Mas, para além dessas peculiaridades, há algo que precisa ainda mais de atenção, que diz respeito à gestão do escritório de advocacia. Para que essa curse de forma assertiva há a necessidade de conhecimentos que são da esfera da contabilidade e que serão de grande valia para que as obrigações fiscais do escritório sejam realizadas corretamente. 

Para lidar com as questões contábeis, incluindo os cálculos dos valores, é preciso conhecimentos de matemática financeira. Conceitos como passivo e ativo, custo e despesa devem fazer parte dessa cartilha. O entendimento da necessidade do controle financeiro precisa ser realizado de forma assertiva com ajuda especializada que identifique a real situação financeira de uma empresa, seja ela uma pessoa física ou jurídica. 

Para que o advogado possa realizar o seu trabalho com maestria é fundamental que ele dedique tempo a isso, assim como para qualquer profissão. Da mesma forma, as boas práticas de contabilidade requerem que o profissional desta área, visto que ele está apto a lidar com todas as questões que envolvem a gestão deste escritório,  o que deixa o advogado seguro para realizar a sua rotina diária de trabalho.